Filmes que podem dar muito que falar em 2019

Nem só de filmes premiados e blockbusters vive o cinema, isso é bem verdade. De vez em quando estreia algum filme que ninguém nunca ouviu falar, que vai ganhando a atenção do público, crescendo pelo boca-a-boca, de modo que, algum tempo depois, o sucesso está garantido.

Algumas surpresas em potencial estão programadas para chegarem aos cinemas neste primeiro semestre. E o SetCenas faz questão de listar as principais, já jogando lenha na fogueira das expectativas!

Amigos para Sempre (The Upside)

O remake americano de Intocáveis (2012) promete repetir a dinâmica açucarada (e obviamente, o sucesso estrondoso de público daquele), juntando novamente um aristocrata rico e arrogante, recém acometido por tetraplegia (Bryan Cranston) e um jovem pobre e negro (Kevin Hart). Comédia de constrangimentos e aquela boa dose de dramacidade para garantir que as lágrimas do público jorrem aos borbotões. No elenco, também, a onipresente Nicole Kidman.

LANÇAMENTO NO BRASIL: 10 de Janeiro

A Mula (The Mule)

Depois de anos, o octagenário Clint Eastwood volta a atuar (em um filme em que também dirige), para contar a história de um veterano idoso da Segunda Guerra Mundial, pego portando uma grande quantidade de cocaína na fronteira com o México. Filme que provavelmente leva uma atmosfera de fim de carreira (algo muito próximo da realidade, considerando a idade avançada de Eastwood), e que conta com um elenco de dar inveja a qualquer cineasta: Andy Garcia, Bradley Cooper, Dianne Wiest, Laurence Fishburne e Michael Peña.

LANÇAMENTO NO BRASIL: 14 de Fevereiro

Bem-vindos a Marwen (Welcome to Marwen)

Robert Zemeckis, o lendário diretor de fenômenos mundiais de bilheteria (a trilogia De Volta para o Futuro e Forrest Gump – O Contador de Histórias, só para ficar nos exemplos mais conhecidos), traz uma produção com ares de aventura e DNA dramático. Na história, um homem recém saido do coma (Steve Carell), sem memória e completamente perdido, começa a construir uma maquete em miniatura com bonecos como forma de lembrar da família e dos amigos, criando uma narrativa repleta de vida e ação. A conferir, embora as críticas não têm sido muito promissoras nos EUA, onde já estreou.

LANÇAMENTO NO BRASIL: 14 de Março

Nós (Us)

Jordan Peele ganhou notoriedade com Corra em 2017, um terror/suspense que carrega forte mensagem racial, e ainda arrebanhou diversos prêmios. Seu mais novo filho, Nós, é garantia de que a essência crítica do diretor não foi esquecida, e promete assustar plateias com um terror sobrenatural diferente e climático. No elenco, a belíssima Lupita Nyong’o e Elisabeth Moss. Quem sabe, uma das maiores surpresas do ano.

LANÇAMENTO NO BRASIL: 21 de Março

Rocketman (Rocketman)

As cinebiografias musicais estão na moda, sobretudo após Bohemian Rhapsody ter arrebanhado uma legião de fãs do Queen e cinéfilos em geral. E a vida artística da vez a ser abordada é a do controverso e espalhafatoso Elton John, autor de algumas da canções mais tocadas das últimas décadas. No elenco, Taron Egerton da franquia Kingsman, além de Bryce Dallas Howard e Jamie Bell.

LANÇAMENTO NO BRASIL: 30 de Maio

Turma da Mônica – Laços

Para quem cresceu lendo gibis, e se encantou com as graphic novels de cunho mais artístico (e até adulto) da Turma da Mônica, entrou em polvorosa com o anúncio da adaptação de Laços. Uma aventura com a turma mais querida das HQs infanto-juvenis, com muito colorido, confusões e uma pegada (a julgar pelo trailer) que lembra muito Conta Comigo (1986). A direção fica a cargo de Daniel Rezende (Bingo: O Rei das Manhãs).

LANÇAMENTO NO BRASIL: 27 de Junho