Mamma Mia! mergulha novamente no universo do ABBA em retorno triunfal

Na próxima quinta-feira, 2 de agosto, estreia o aguardado Mamma Mia! – Lá Vamos Nós de Novo. Dez anos após o lançamento de Mamma Mia! – O Filme, todo o elenco retorna à paradisíaca ilha de Kalokairi, na Grécia, para mais aventuras ao som dos sucessos do grupo sueco ABBA.

Dirigido e escrito por Ol Parker (O Exótico Hotel Marigold), o filme vai mostrar o que aconteceu com os personagens do primeiro filme e, ao mesmo tempo irá inserir novas figuras na trama, exibindo um flashback que mostra como a protagonista Donna Sheridan (Meryl Streep) conheceu os três possíveis pais de sua filha, Sophie (Amanda Seyfried): Sam (Pierce Brosnan), Bill Stellan Sarsgärd) e Harry (Colin Firth).

Para contar essa parte da história, situada em 1979, entram em cena novos atores: Lily James, como Donna jovem, e suas inseparáveis amigas do trio Donna & The Dynamos: Rosie (Alexa Davies) e Tanya (Jessica Keenan Wynn) nos papeis originalmente de Julie Walters e Christine Baranski, que também estão de volta ao filme, além do trio de prováveis pais. Integram, ainda, o elenco: Dominic Cooper, reprisando seu papel como Sky; além da diva Cher e de Andy García, que surgem para balançar a trama.

Amanda Seyfried (centro), Julie Walters (à esquerda) e Christine Baranski (à direita) revivem seus papéis como Sophie, Rosie e Tanya.

Um verdadeiro êxito na Broadway, se mantendo até hoje em cartaz, após 19 anos, o musical Mamma Mia! foi escrito por Catherine Johnson e dirigido por Phyllida Lloyd. É baseado nas canções do ABBA, compostas por Benny Andersson e Björn Ulvaeus. Devido ao grande sucesso, foi levado às telas do cinema em 2008, também com direção de Lloyd, conseguindo bater seu próprio recorde. Agora, promete agradar aos antigos fãs e conquistar mais uma geração que não viveu a Era ABBA.

Mamma Mia! – Lá Vamos Nós de Novo estreou em 20 de julho nos Estados Unidos e tem obtido grande êxito comercial, além de críticas mistas. Após apenas uma semana em cartaz, o filme já havia arrecadado 60,2 milhões de dólares nos EUA e Canadá, e um total de total 125, milhões em todo o mundo, ultrapassando os gastos com a produção, da ordem de 75 milhões.

A história de Donna Sheridan, Sophie e seus possíveis pais, baseada em músicas do ABBA, conquistou o público em 2008.

Em relação à recepção do público e dos críticos, o musical conseguiu 80% de aprovação no Rotten Tomatoes e média de 6,3/10. No site especializado em críticas Metacritic, obteve média 60/100, baseada em 45 críticas. Os críticos, de modo geral, têm se mostrado favoráveis ao filme, o definindo como vigoroso, brilhante e entusiástico, e que, apesar de ter falhas, consegue conquistar a audiência e mantê-la com o mesmo entusiasmo alcançado no primeiro filme. A campanha publicitária tem sido  tão bem sucedida que, de acordo com a Billboard, a trilha sonora de Mamma Mia! vendeu mais de 17 mil cópias antes mesmo de sua estreia. Já o total do catálogo do ABBA contabilizou 12 mil unidades vendidas na semana de estreia do filme, atingindo um aumento de 37%.

Lily James (à direita) entra na trama como Donna Sheridan jovem.

A estreia da sequência de Mamma Mia! vem logo depois de os fã do ABBA receberem uma grande notícia: 36 anos anos após o fim da banda, os quatro integrantes resolveram se reunir para gravar duas músicas inéditas.

Agnetha Fältskog, Anni-Frid Lyngstad, Björn Ulvaeus e Benny Andersson se separaram em 1982, após dez anos de uma carreira bem sucedida, com hits que dominaram o mundo e até hoje permanecem na memória de muitas pessoas, a exemplo de Dancing Queen, Mamma Mia, Waterloo, Super Trouper, Voulez-Vous, The Winner Takes It All, Fernando e tantas outras.

O ABBA é um dos maiores êxitos da música pop de todos os tempos.

Desde a dissolução do grupo, os fãs aguardavam um retorno, que finalmente será concretizado. Ainda não se sabe se eles voltarão a fazer shows juntos, porém, a novidade do lançamento de novas canções é um bom sinal que faz com que os admiradores da banda mantenham a chama da esperança acesa. É esperar e torcer.

Enquanto isso não acontece, nada melhor do que ir aos cinemas e relembrar os sucessos do ABBA na voz de Donna Sheridan e sua trupe! O público pode esperar muita alegria e momentos de pura emoção embalados por canções que não estiveram presentes no filme original, além de matar a saudade dos hits que o fizeram sair do cinema cantarolando em 2008.

Donna & The Dynamos: uma amizade que se manteve ao longo de décadas e que promete fazer o público vibrar ao som das músicas do ABBA.

Prepare-se para uma overdose de ABBA!

Enquanto a estreia não ocorre no Brasil, veja uma pequena amostra de Mamma Mia! – Lá Vamos Nós de Novo:

E relembre a contagiante sequencia musical Dancing Queen, presente em Mamma Mia! – O Filme: