Os filmes de super-herói mais aguardados do primeiro semestre

Como já é de praxe, no início do ano bate aquela expectativa do que está por vir nos cinemas. Não só pelo período de férias em si, ou pela proximidade com a temporada de prêmios do Oscar, mas também pelos sucessivos anúncios de datas de lançamentos e trailers de deixar qualquer um no desejo de que o ano passe rápido.

Aproveitando o gancho, o SetCenas preparou uma lista daquilo que de mais significativo irá estrear nas telinhas. Junto com as datas de lançamento, alguns comentários e trailers para já ir aquecendo o interesse, e não ter desculpa de dizer que não teve tempo de se planejar e juntar aquela grana para as entradas.

Na primeira parte do texto, todos os filmes de herói (DC, Marvel e afins) que serão lançados.

Homem-Aranha no Aranhaverso (Spider-Man: Into the Spider-Verse)

Depois de tantas adaptações com o Amigo da Vizinhança, já estava na hora de abordar facetas inéditas de um herói cujo universo é vasto, repleto de personagens e histórias. É o que a Sony pretendeu ao conceber a animação Homem-Aranha no Aranhaverso, trazendo várias versões do Aranha (incluindo o Miles Morales, figurinha tarimbada do Universo Ultimate, e o nonsense Porco-Aranha). A animação, que promete um visual multicolorido e frenético, já é sucesso absoluto de público lá fora, já com um selo de diversão garantido.

LANÇAMENTO NO BRASIL: 10 de Janeiro

Vidro (Glass)

O aguardado Glass, mesmo sem qualquer relação com os símbolos de coragem e justiça da Marvel ou da DC, merece figurar nessa lista, sem sombra de dúvidas. O mestre do suspense moderno, M. Night Shyamalan, junta os personagens de seu melhor trabalho, Corpo Fechado (2000), com o vilanesco maníaco de múltiplas personalidades de Fragmentado (2016), para criar uma história com os melhores arquétipos de heróis e vilões. No elenco, Bruce Willis, Samuel L. Jackson, James McAvoy, Anya Taylor-Joy e Sarah Paulson, além de muita tensão e surpresas.

LANÇAMENTO NO BRASIL: 17 de Janeiro

Alita: Anjo de Combate (Alita: Battle Angel)

Baseado em um mangá bastante celebrado na cultura pop, Alita (Rosa Salazar) conta a jornada de uma ciborgue encontrada por um cientista. Suas altas habilidades em artes marciais e a perda de memória a colocarão em um turbilhão de perguntas sem respostas e, claro, muita ação. Muitos efeitos especiais e uma caracterização fiel ao material de origem (a protagonista, com feições em CGI, se destaca com olhos desproporcionalmente maiores) marcarão a adaptação. Também no elenco, Christoph Waltz, Mahershala Ali e Jennifer Connelly.

LANÇAMENTO NO BRASIL: 14 de Fevereiro

Capitã Marvel (Captain Marvel)

Alardeado como o primeiro filme da Marvel com uma heroína como protagonista, Capitã Marvel trará uma desnorteada Carol Danvers (Brie Larson), recém-desperta na Terra em plenos anos 90, sem saber muito bem de onde veio e porque acordou ali, precisando lidar com um passado que a persegue. Com a ajuda de um jovem Nick Fury (um rejuvenescido Samuel L. Jackson), enfrentará a ameaça da raça alienígena Skrull. O time de estrelas do filme também conta com Ben Mendelsohn, Jude Law, Lee Pace, Annette Bening e Djimon Hounsou.

LANÇAMENTO NO BRASIL: 07 de Março

Shazam! (Shazam!)

Pintado como o filme mais lúdico da DC, até então, Shazam! é um velho pedido dos fãs do herói mitológico, que clamavam por uma adaptação. Na trama, Billy Batson (Asher Angel), um garoto de 14 anos, é agraciado por um mago antigo com a capacidade de invocar o super-herói adulto Shazam (Zachary Levi), ao gritar a palavra “SHAZAM!”. Menino por dentro, e deus poderoso na aparência, além de conseguir se safar das estripulias em que se envolve, precisará dominar os poderes adquiridos rapidamente para lutar contra as forças do mal controladas pelo Dr. Sivana (Mark Strong).

LANÇAMENTO NO BRASIL: 05 de Abril

Vingadores: Ultimato (Avengers: Endgame)

Talvez o filme de super-heróis mais aguardado de todos os tempos. O filme-evento que promete fechar um ciclo de mais de 10 anos, e a finalização das histórias de diversos dos heróis que aprendemos a amar ao longo desse tempo. Na trama, que continua os acontecimentos de Guerra Infinita (2018), os sobreviventes da destruição de metade do universo pelas mãos do tirano Thanos, devem lidar com a dor das perdas e, além disso, se agarrar ao fio de esperança final de, quem sabe, conseguir superar o poderoso vilão.

LANÇAMENTO NO BRASIL: 25 de Abril

X-Men: Fênix Negra (Dark Phoenix)

Mais um capítulo da longeva franquia. A promessa, dessa vez, é colocar os heróis mutantes para lidar com o poder cósmico da Força Fênix, a controlar o corpo e a vontade de Jean Grey, elemento já abordado na franquia, inclusive. No elenco, retornam Jennifer Lawrence, James McAvoy, Michael Fassbender, Sophie Turner e Nicholas Hoult. Jessica Chastain completa o time em um papel misterioso.

LANÇAMENTO NO BRASIL: 06 de Junho