Os filmes mais esperados do segundo semestre

Após um primeiro semestre movimentado de estreias, finda a temporada de Oscar e dos grandes blockbusters (que o diga o arrasa-quarteirão Guerra Infinita), é chegada a hora de voltar às expectativas para a próxima leva de lançamentos. Afinal, quem disse que o ano já acabou?

E o que o restante de 2018 reserva para o público que aprecia um bom cineminha?

Ao contrário dos últimos anos, a surpresa fica por conta da adaptação de um grande número de clássicos consagrados da Disney (nada menos que quatro filmes!), incluindo a nova encarnação de Mary Poppins. Além disso, várias franquias queridas por fãs retornam depois de muito tempo, como Halloween e Predador. E por último, mas não menos importante, para quem prefere a calmaria de um bom filme ameno (romance ou comédia), haverá espaço de sobra com o retorno do espião Johnny English e a nova versão de Nasce uma Estrela.

Prepara caneta e papel para a listinha de imperdíveis do cinema, que o SetCenas comentará abaixo esses e outros filmes que estrearão nos próximos meses.

As franquias

Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas (Teen Titans Go! To the Movies)

Para quem já acompanha a animação da Cartoon Network de 2013 para cá, vai ser a oportunidade de ver os atrapalhados heróis e suas piadinhas engraçadinhas na tela grande. Com direito a muita tiração de sarro com a própria DC. Coisa para até os adultos não se aguentarem de tanto rir.

LANÇAMENTO NO BRASIL: 26 de Julho

O Protetor 2 (The Equalizer 2)

Denzel Washington volta para o papel de casca grossa, novamente ajudando pessoas em situação de risco de vida, dessa vez antagonizando com gangsteres russos. Antoine Fuqua volta para a cadeira de diretor, o que significa muitos tiros e socos bem coreografados.

LANÇAMENTO NO BRASIL: 16 de Agosto

A Freira (The Nun)

Derivado de Invocação do Mal (2013), The Nun contará a história de uma jovem freira que vive enclausurada em um convento na Romênia e comete suicídio. A origem sinistra de umas das entidades mais assustadoras dos filmes sobrenaturais dos últimos anos.

LANÇAMENTO NO BRASIL: 06 de Setembro

O Predador (The Predator)

Verdade seja dita, os trailers do novo capítulo da franquia Predador parece uma recauchutagem picareta dos filmes recentes (e ruins) de Alien. Muito CGI, fotografia escura e a criatura alienígena se apresentando com diferentes formas (tal qual o xenomorfo). Resta desejar sorte e sucesso ao bom Shane Black, diretor que propôs ressuscitar a franquia.

LANÇAMENTO NO BRASIL: 13 de Setembro

Venom (Venom)

Outro filme que desde seu anúncio suscita descrédito e expectativas negativas. Afinal, será uma trama desconectada do Homem-Aranha do Universo Marvel. Além disso, protagonizada por um dos vilões icônicos do Aranhaverso (!). Se vai funcionar ou não, só conferindo no cinema para saber. No elenco, Tom Hardy, Michelle Williams e Woody Harrelson.

LANÇAMENTO NO BRASIL: 04 de Outubro

Goosebumps 2 – Halloween Assombrado (Goosebumps 2: Haunted Halloween)

Continuação de Goosebumps: Monstros e Arrepios (2015), a bem sucedida adaptação da série de livros com histórias de terror, voltadas para o público infanto-juvenil. Jack Black retorna como o atrapalhado protagonista.

LANÇAMENTO NO BRASIL: 22 de Outubro

Halloween (Halloween)

Jamie Lee Curtis retorna à franquia que a consagrou no final dos anos 70. Dessa vez, com a benção do lendário John Carpenter, que entra como produtor executivo, e a direção de David Gordon Green. Fica apenas a ressalva com o fato desta ser considerada a sequência, não direta da franquia, mas do primeiro filme (mais de 30 anos ignorados de cronologia!). É aguardar para ver.

LANÇAMENTO NO BRASIL: 25 de Outubro

Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald (Fantastic Beasts: The Crimes of Grindelwald)

Os potterheads podem preparar os bolsos para o encontro marcado em Novembro nos cinemas. O derivado da franquia de Harry Potter volta com tudo: dirigido por David Yates e roteirizado por J. K. Rowling, além de ter o retorno do trio Eddie Redmayne, Katherine Waterston e Dan Fogler, ainda trará no elenco Johnny Depp e Jude Law, este último como uma versão mais jovem de Alvo Dumbledore. É para aplaudir de pé!

LANÇAMENTO NO BRASIL: 15 de Novembro

Máquinas Mortais (Mortal Engines)

Mais uma tentativa da Universal Pictures de lançar uma franquia de sucesso, dessa vez sob a chancela de Peter Jackson como produtor. A trama, que adapta uma série consagrada de livros, promete ambientação pós-apocalíptica e steampunk, grandiosos efeitos especiais e sequências vibrantes de ação.

LANÇAMENTO NO BRASIL: 13 de Dezembro

Aquaman (Aquaman)

Depois de uma pequena introdução em Liga da Justiça (2017), é a hora do herói aquático ganhar seu filme solo. Dirigido pelo inventivo James Wan (Invocação do Mal, Sobrenatural), trará no elenco Jason Momoa (como o herdeiro do reino de Atlantis), Amber Heard, Patrick Wilson, além dos veteranos Dolph Lundgren, Nicole Kidman e Willem Dafoe.

LANÇAMENTO NO BRASIL: 20 de Dezembro

Bumblebee (Bumblebee)

Outro derivado, este da franquia Transformers, protagonizado por ninguém menos que o Camaro amarelo vibrante (aqui, um simpático fusquinha). E para quem achava que por não ser dirigido por Michael Bay haveria menos explosões, ele entra como produtor. O que significa ao menos um pouco de pieguices e ação descerebrada.

LANÇAMENTO NO BRASIL: 20 de Dezembro

Homem-Aranha no Aranhaverso (Spider-Man: Into the Spider-Verse)

Animação sem ligação direta com o Universo Compartilhado Marvel, a história girará em torno de outra encarnação do “amigão da vizinhança”, Miles Morales. Ele precisará lidar com os seus recém-descobertos poderes, uma horda de malfeitores, incluindo o Rei do Crime, e as implicâncias de um Peter Parker de meia-idade. A conferir.

LANÇAMENTO NO BRASIL: 20 de Dezembro

Os (possíveis) candidatos ao Oscar

Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo! (Mamma Mia! Here We Go Again)

Meryl Streep e grande elenco se reúnem 10 anos depois para novas interpretações divertidíssimas das canções do ABBA, números musicais bem coreografados, e uma história afetiva sobre maternidade.

LANÇAMENTO NO BRASIL: 02 de Agosto

O Grande Circo Místico (O Grande Circo Místico)

Um dos lendários fundadores do movimento Cinema Novo no Brasil, Diegues retorna depois de 10 anos à cadeira de diretor para mostrar os amores e belezas do mundo circense. O elenco de peso traz nomes da estatura de Antônio Fagundes, Bruna Linzmeyer, Jesuíta Barbosa, Juliano Cazarré, Mariana Ximenes e Vincent Cassel.

LANÇAMENTO NO BRASIL: 06 de Setembro

Serenity (Serenity)

Anne Hathaway, Matthew McConaughey, Diane Lane, Djimon Hounsou e Jason Clarke em drama envolvendo segredos do passado prestes a serem revelados. Burburinhos já o apontam como possível indicado ao Oscar de 2019.

LANÇAMENTO NO BRASIL: 11 de Outubro

O Primeiro Homem (First Man)

O vencedor do Oscar Damien Chazelle (Whiplash: Em Busca da Perfeição, La La Land: Cantando Estações) dirige Ryan Gosling na controversa cinebiografia do astronauta americano Neil Armstrong. Grandes atuações e um visual estonteante é o mínimo do que se esperar do talentoso e jovem cineasta.

LANÇAMENTO NO BRASIL: 11 de Outubro

Maus Momentos no Hotel Royale (Bad Times at the El Royale)

O roteirista de Perdido em Marte (2015) e Rua Cloverfield, 10 (2016) dirige a história de sete desconhecidos que se encontram no El Royale, um hotel em decadência na Califórnia. Cada um deles tem um segredo obscuro e precisa encontrar redenção durante a noite. No elenco, Chris Hemsworth e Jeff Bridges.

LANÇAMENTO NO BRASIL: 25 de Outubro

Bohemian Rhapsody (Bohemian Rhapsody)

Mais uma cinebiografia, e a julgar pelo trailer e artista retratado, o resultado pode ser único, no bom sentido. Será a oportunidade de ver representada na tela grande a intimidade de Freddy Mercury, da ascensão à doença que o vitimou. Além da gênese dos grandes sucessos do Queen.

LANÇAMENTO NO BRASIL: 01 de Novembro

Infiltrado na Klan (BlacKkKlansman)

Ganhador do Grande Prêmio do Júri em Cannes, este ano, o novo filme do engajado diretor Spike Lee promete alfinetar, mais uma vez, o bolsão de tensões étnicas que permeiam a sociedade americana até os dias de hoje. Na trama, o primeiro detetive afro-americano do Departamento de Polícia de Colorado Springs propõe infiltrar-se na Ku Klux Klan, mesmo que isso lhe custe muito caro. No elenco, John David Washington, Adam Driver e Alec Badwin.

LANÇAMENTO NO BRASIL: 22 de Novembro

O retorno dos clássicos

Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível (Christopher Robin)

Um dos trailers mais fofos dos últimos tempos, o primeiro live action do Ursinho Pooh e a turma do Bosque dos 100 Acres antecipa um bom entretenimento para crianças e adultos. Na história, Ewan McGregor encarna o Christopher Robin do título, e uma vez crescido, precisa lidar com os problemas do dia-dia. Só que dessa vez terá uma ajudinha de velhos amigos.

LANÇAMENTO NO BRASIL: 02 de Agosto

Mogli – O Livro da Selva (Mowgli)

Versão da Warner Bros. Pictures para o clássico da Disney, com atores reais, dirigido pelo mago da captura de movimentos, Andy Serkis (para quem não sabe, o Gollum da franquia O Senhor dos Anéis), e contará com vozes de estrelas da estatura de Benedict Cumberbatch, Christian Bale e Cate Blanchett.

LANÇAMENTO NO BRASIL: 18 de Outubro

Nasce uma Estrela (A Star is Born)

Embora não seja um clássico Disney voltando às telinhas, esse pode muito bem figurar nesta seção por ser nada menos que a quarta versão do clássico musical (estrelado anteriormente por Judy Garland e Barbra Streisand). Aqui, a bola da vez ficará com Lady Gaga e Bradley Cooper (que também dirige), integrando o par romântico, ambos em busca de um lugar ao sol na carreira artística.

LANÇAMENTO NO BRASIL: 01 de Novembro

O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos (The Nutcracker and the Four Realms)

Adaptação do conto de fadas clássico, cuja história levará a pequena Clara em uma jornada através dos quatro reinos encantados, para achar a única chave mágica capaz de abrir um presente de valor incalculável dado por seu padrinho. No elenco, Keira Knightley, Morgan Freeman e Helen Mirren.

LANÇAMENTO NO BRASIL: 01 de Novembro

O Retorno de Mary Poppins (Mary Poppins Returns)

Que Julie Andrews foi marcada pelo papel de eterna Mary Poppins, isto é fato incontestável. Que a continuação do musical infantil dos anos 60 tem sido ansiosamente aguardado desde o seu anúncio, isso também é verdade. Quem assume agora o papel de Poppins é a bela Emily Blunt, e a direção fica a cargo de Rob Marshall (Chicago, Caminho das Floresta).

LANÇAMENTO NO BRASIL: 20 de Dezembro

E tem muito mais vindo por aí…

Megatubarão (The Meg)

Junte no bolo Jason Statham, uma trama de resgate e um tubarão pré-histórico gigante, e o resultado será um desses filmes impossíveis de manter na memória por muito tempo, após a projeção. O que não quer dizer que não valha o ingresso, nem que seja como divertimento passageiro.

LANÇAMENTO NO BRASIL: 09 de Agosto

Vidas à Deriva (Adrift)

Mais um que envolve sobrevivência em alto-mar. A diferença é que este será focado em uma história romântica de superação, além de ter como par romântico os bonitos Shailene Woodley e Sam Claflin.

LANÇAMENTO NO BRASIL: 09 de Agosto

O Mistério do Relógio na Parede (The House with a Clock in Its Walls)

Cate Blanchett e Jack Black em filme sobre magia, adaptando a obra de John Bellairs. Na trama, após perder os pais, Lewis Barnavelt vai morar com seu tio Jonathan, em Michigan. Ele descobre um mundo de magia e bruxaria ao perceber que seu tio é um feiticeiro e agora cabe aos dois salvar o mundo na busca de um relógio enfeitiçado escondido na casa que vivem.

LANÇAMENTO NO BRASIL: 20 de Setembro

Johnny English 3.0 (Johnny English Strikes Again)

Rowan Atkinson, o eterno Mr. Bean, volta como o atrapalhado agente britânico, na continuação tardia cuja primeira parte foi feita em 2003. É sinal provável de que o público não o esqueceu, e está pronto para novamente rir de suas loucas peripécias.

LANÇAMENTO NO BRASIL: 18 de Outubro

O Grinch (The Grinch)

Nova adaptação do clássico do Dr. Seuss, agora optando pela computação gráfica. Na voz da criaturinha mal humorada que deseja roubar o Natal, Benedict Cumberbatch.

LANÇAMENTO NO BRASIL: 08 de Novembro

Millennium – A Garota na Teia de Aranha (The Girl in the Spider’s Web)

Não, esta não é a continuação da adaptação de 2011 de David Fincher, e nem sequer foi escrito por Stieg Larsson. Embora seja baseado em um livro cuja história é oficialmente uma continuação, o novo filme trará um novo elenco e um roteiro totalmente independente. Claire Foy encarna agora a exótica Lisbeth Salander.

LANÇAMENTO NO BRASIL: 08 de Novembro

Robin Hood – A Origem (Robin Hood)

Hollywood não desiste, de tempos em tempos, de ressuscitar o anti-herói arqueiro. Com uma história de origem, o novo longa trará no elenco Taron Egerton, Jamie Foxx e Jamie Dornan e promete uma pegada diferente das outras versões. É aguardar para ver.

LANÇAMENTO NO BRASIL: 22 de Novembro