Pular para o conteúdo

Ford vs Ferrari: é preciso ousar para vencer

Ford vs Ferrari(Ford vs Ferrari)

Classificação: 12 anos

Estréia: 14 de novembro de 2019

Genêro: Ação, drama

Nacionalidade: EUA

Duração: 2h 32min

Nota do crítico

Crítica

Convenhamos, assistir a corridas automobilísticas não é algo emocionante para todo mundo. Nem sempre quem está vendo as competições em casa consegue apreciar a altíssima velocidade dos carros e destreza dos pilotos.

Ford vs Ferrari é excelente nesse sentido, ele é um filme que consegue mostrar como essas corridas são eletrizantes e extremamente difíceis.

O longa é baseado em fatos reais e se passa nos anos 60, quando a fabricante de carros Ford decide mudar seu posicionamento de mercado enfrentando a Ferrari em corridas automobilísticas.

E aqui entra a dupla de protagonistas do filme, o ex-piloto Carroll Shelby (Matt Damon) e o engenheiro e piloto Ken Miles (Christian Bale).

Ken Miles (Christian Bale) e Carroll Shelby (Matt Damon), homens diferentes movidos pela mesma paixão.

Shelby, que tem uma empresa automobilística, é contratado pela Ford para desenvolver um carro e estabelecer um programa que possa vencer uma das corridas mais tradicionais do mundo, as 24 horas de Le Mans.

Para ajudá-lo, ele chama Ken Miles, um piloto temperamental mas completamente apaixonado pelo automobilismo. 

O contraste entre os temperamentos dos dois personagens é um dos pontos altos de Ford vs Ferrari, rendendo sequências divertidíssimas. Enquanto o americano Shelby é mais tranquilo e consegue levar a maioria das pessoas na lábia, o britânico Miles é impulsivo e costuma reagir no calor do momento. 

A diferença entre eles também é nítida visualmente: Miles parece eternamente sujo de graxa, ao passo que Shelby é a própria imagem de um bom moço americano.  

Mas os dois têm um enorme respeito mútuo e dividem a mesma paixão por carros, o que faz sua amizade parecer mais autêntica.

Ford vs Ferrari só desanda quando sai da adrenalina das pistas.

A única fraqueza do longa são as cenas dramáticas, que parecem fora do lugar em um filme tão dinâmico. Elas parecem estar lá com a única finalidade de preparar o espectador para a conclusão da história.

Apesar do título indicar que veremos uma disputa entre titãs do automobilismo, Ford vs Ferrari é muito mais uma homenagem a história desses homens, sua ousadia e paixão pelo esporte.

O filme também pode ser interpretado como um aceno para as pessoas criativas e ousadas em qualquer campo, que precisam convencer as grandes corporações e os “homens de terno”, de que é possível arriscar-se e vencer.  

Notas

Média