Pular para o conteúdo

Gaspard Vai ao Casamento

A Excêntrica Família de Gaspard(Gaspard Va au Mariage)

Genêro: Comédia, Drama

Nacionalidade: Francês

Duração: 103

Nota do crítico

Crítica

O diretor Antony Cordier já tem alguns anos de carreira, mas apenas agora tive a oportunidade de ter contato com seu cinema.

Creio que tanto o título de um filme quanto suas primeiras imagens (aquelas que cativam o espectador), devam estar em consonância com o discurso geral da obra. Pois bem, o título original deste em tradução direta é: Gaspard Vai ao Casamento, que sim, faz sentido, e o nacional também pode ser aceito. Mas as primeiras imagens do filme não são com Gaspard, nem ao menos com alguém de sua família, mas sim com Laura, uma personagem também excêntrica que faz parte apenas de uma das ramificações do longa. Isso é problemático por fazer o espectador esperar uma coisa que acaba não vindo.

Na verdade, essa sensação permeia todo o filme, os assuntos inseridos apenas flutuam na narrativa e nenhum deles é verdadeiramente aprofundado. A família de Gaspard é realmente excêntrica, as relações de intimidade psíquica e física que existem entre eles nos são estranhas, mas isso é apenas jogado junto com os elementos individuais: a mãe que não está mais ali; o pai mulherengo, mas agora apaixonado (?); a irmã com sugestão de licantropia; o irmão que não se sente em seu lugar, e o próprio Gaspard – quem ele é?

Um filme pode optar por discutir muitos assuntos ou se aprofundar em um, mas escolher apenas polvilhar discussões não costuma ser uma boa opção. O lado bom é que o plano de fundo de tudo isso é o zoológico da família de Gaspard, local agradável, deliciosamente arborizado e que rende boas cenas.

O texto final também é bom e bem intencionado, mas a narrativa não trilha um caminho até ele, é meio jogado. Portanto temos aqui mais desses filmes que dão uma sensação boa quando chega ao fim – mas sem te tirar do lugar.

Em Natal, você ainda pode conferi-lo no Festival Varilux de Cinema Francês, na Cinépolis Natal Shopping, em duas oportunidades: sexta-feira, 15/06 às 22h20 e quarta-feira, 20/06 às 17h.

Notas

Média