Pular para o conteúdo

O mistério de Henri Pick é um suspense que não traz novidade, mas diverte

O mistério de Henri Pick(Le mystère Henri Pick)

Genêro: Comédia, drama

Nacionalidade: França

Duração: 1h 40min

Nota do crítico

Crítica

O mistério de Henri Pick poderia facilmente ser um suspense britânico à la Agatha Christie não fosse a total ausência de qualquer assassinato em seu roteiro.

O tal “mistério” na verdade é literário: o crítico Jean-Michel Rouche (Fabrice Luchini) não se convence que o ilustre desconhecido Henri Pick foi capaz de escrever uma monumental obra de arte.

Isso porque Pick não era escritor, e sim dono de uma pizzaria, não podia ser interrogado pois já havia falecido e seu livro foi encontrado por uma enorme coincidência em uma biblioteca excêntrica de obras rejeitadas por editoras.

O crítico literário Jean-Michel Rouche (Fabrice Luchini) fica obcecado em descobrir o Mistério de Henri Pick

Rouche fica obcecado em encontrar o verdadeiro autor do livro e parte para uma investigação que lembra um pouco a série de TV Miss Marple, na qual a senhora inglesa Jane Marple sempre acaba ajudando a polícia a desvendar um crime, normalmente em uma cidade pequena.

No filme, é um senhor francês que anda por uma cidadezinha pitoresca do interior, entrevista personagens locais (que estranhamente dão informações sem questionarem nada) e colhe pistas.

A investigação na cidadezinha é o aspecto mais divertido do filme.

É divertido ver um protagonista inteligente como Rouche interagir com outras pessoas e soltar referências literárias aqui e ali, mas, de resto, o filme não suporta um escrutínio maior no seu roteiro.

A resolução do mistério de Henri Pick requer um malabarismo enorme para fazer sentido, o que tira um pouco da graça de toda a história. A sensação que fica no final do longa é de um filme simpático com um mistério falho.

O Mistério de Henri Pick foi um dos filmes selecionados para o Festival Varilux de Cinema Francês, exibido pela rede Cinépolis, no Natal Shopping. 

Para ver a programação completa do festival, basta clicar aqui.

Notas

Média