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Quando a dor explode em fúria

Três Anúncios Para Um Crime(Three Billboards Outside Ebbing, Missouri)

Classificação: 16 anos

Estréia: 15 de fevereiro de 2018

Genêro: Drama

Nacionalidade: EUA

Duração: 1h 55min

Nota do crítico

Crítica

Os primeiros minutos de Três Anúncios para um Crime (Three Billboards Outside Ebbing, Missouri) são de uma tristeza profunda. A protagonista, Mildred Hayes (Frances McDormand), observa o local onde sua filha foi assassinada: uma rodovia pouco movimentada com três outdoors dilapidados. Na trilha sonora ecoa “Tis The Last Rose Of Summer“, uma música sobre a dor de enfrentar a ausência de uma pessoa amada.

De repente, os olhos de Mildred se acendem com uma ideia e a trilha muda rapidamente para uma composição que lembra mais um faroeste. A personagem não vai apenas lamentar a tragédia de perder uma filha, ela transforma seu sofrimento em uma atitude que abala a cidade de Ebbing.

Em Três Anúncios, a resposta para a tristeza é quase sempre uma ação, e essas ações são, na maioria das vezes, explosivas. O roteiro assinado por Martin McDonagh (que também dirige o filme) é competente em vários níveis, na organização dos conflitos, na construção dos personagens e na progressão da história.

A tragédia de uma mãe se transforma em uma luta tempestuosa por respostas

São poucos os momentos previsíveis durante o longa, e cada personagem existe como uma pessoa completa, com uma trajetória própria tão intrigante quanto a da protagonista, e também repleta de drama. Além de Mildred, uma das figuras mais interessantes no filme é o policial Dixon (Sam Rockwel), cujo comportamento grotesco, ao invés de simplesmente gerar repulsa, deixa o espectador cada vez mais curioso para compreendê-lo.

Frances McDormand e Sam Rockwel abocanham esses papéis suculentos com vontade, e já é dado como certo que ganhem Oscars por suas atuações. McDormand incorpora toda a força e intensidade dos sentimentos de Mildred com uma honestidade comovente. Ela é determinada, rude, devastadora em sua franqueza e ao mesmo tempo suave, tornando impossível não admirar a personagem e não compartilhar um pouco do seu sofrimento na tentativa de manter ao menos a memória de sua filha viva.

Entre Mildred e Dixon está a figura do xerife Willoughby, interpretado por Woody Harrelson, completando a trinca das principais desempenhos no longa. Harrelson (também indicado a um Oscar) pode passar despercebido entre os personagens excêntricos, mas é ele quem acrescenta uma alguma moderação em uma cidade aparentemente desgovernada.

Personagens complexos e atuações estupendas são os destaques do filme

Nenhum personagem é completamente bom ou mal – alguns deles cometem erros colossais – mas sua humanidade é tão genuína, sua complexidade tão real, que o espectador é obrigado a pensar neles como pessoas dignas de compaixão.

Embora Três Anúncios percorra cenários de tragédia e violência, é um filme capaz de equilibrar toda essa tensão com momentos cômicos que surgem naturalmente nas cenas, seja através de diálogos mordazes (um ótimo exemplo é a cena da visita do padre) ou pela total ausência de censura nas falas dos personagens.

Ebbing não é uma cidade real, mas lamentavelmente outdoors como os de Mildred existem nos Estados Unidos e serviram de inspiração para a história. Não é a toa que tudo no longa parece autêntico, do sofrimento da família à violência na pequena cidade. Mesmo assim, o filme não se entrega ao pessimismo. Pelo contrário, parece dizer que precisamos, e muito, nos ajudar a enfrentar tanta dor.

Notas

Média