Pular para o conteúdo

Pequenas Ideias, Grandes Negócios

Um Novo Capitalismo(A New Capitalism)

Classificação: Livre

Estréia: 30 de novembro de 2017

Genêro: Documentário

Nacionalidade: Brasil

Duração: 76 min

Nota do crítico

Crítica

Um documentário que tem por mote um dado assustador: as 63 pessoas mais ricas do mundo concentram o total da riqueza de mais da metade da população mundial.

Impressionado? Imagine se você soubesse que os 6 brasileiros mais abastados detêm toda a “fortuna” dos 100 milhões de brasileiros mais pobres!

Tais informações, oriundas da OXFAM, uma instituição internacional que busca promover soluções para a desigualdade sócioeconômica mundial, ao passo que chocam, encorajaram a produção do longa.

Narrando cases de empreendedores do Brasil, da Índia e do México, que buscam construir um sistema econômico mais justo, por intermédio de estratégias que proporcionam um novo olhar sobre o capitalismo, o longa põe o dedo na ferida da desigualdade social, onde, Antônio Ermínio de Moraes Neto (que carrega o nome e o sobrenome do seu avô, ícone do capitalismo brasileiro do século XX), produtor da obra, questiona: “Qual o legado a gente quer deixar para o mundo? Que tipo de sociedade a gente quer construir para ser mais sustentável e mais inclusiva?

 

Assim, com depoimentos de empresários e clientes, o conceito de empreendedorismo social é muito bem evidenciado no filme, que traz exemplos de negócios que logram êxito, porém, simultaneamente, são propulsionados por um ideal solidário, de transformação da sociedade.

Seja com o mediador de lides de reintegrações de posse de áreas invadidas, com o médico que promove cirurgias de cataratas a um preço irrisório ou com o banco que empresta dinheiro a juros baixos a quem não tem patrimônio suficiente para contrair empréstimos em outras instituições. Os exemplos trazidos pelo novo capitalismo, abordado no documentário, brotam da necessidade de subsistência de bilhões de pessoas espalhadas pelo mundo e que, sim, geram bons negócios para empresários e clientes, ainda que você ache incoerente a terminologia que dá nome ao filme.

Mais que exibir histórias de um universo, ainda paralelo, o filme assume um papel de grande relevância ao inspirar uma nova geração de empreendedores a se engajar nessa reflexão, abrindo possibilidades fora da visão capitalista, por excelência, para abraçar oportunidades que promovem o bem social e geram renda. Todos saem ganhando.

Notas

Média