Hilkelia interpreta trilhas sonoras inesquecíveis no espetáculo Cinema Paradiso

O público natalense terá a oportunidade de assistir a um grande espetáculo que une música popular, clássica e a inigualável sétima arte. A cantora lírica Hilkelia apresenta, na próxima quarta-feira, 28 de março, seu mais novo show, intitulado Cinema Paradiso, uma verdadeira ode às mais queridas trilhas sonoras do cinema de todos os tempos. O show está marcado para as 20h no Teatro Riachuelo e promete muitas surpresas.

Canções que ficaram famosas graças a filmes como Cinema Paradiso (1988), O Fantasma da Ópera (2004), O Rei do Show (2017), 007 – Operação Skyfall (2012) farão parte do repertório, que promete emocionar a plateia graças ao talento vocal e à presença de palco de Hilkelia, características já bem conhecidas do público potiguar.

Conversamos com Hilkelia para saber mais sobre sua trajetória musical, sua relação com o cinema e o que ela espera do show Cinema Paradiso:

SETCENAS: Como você avalia sua trajetória musical desde o início até hoje?

HILKELIA: De uma maneira muito positiva. Sou privilegiada por ter sido abraçada desde 2005 pelo público natalense, que tem sido fiel desde então. Acredito que tenham se identificado muito com o repertório e com o que ele provoca em cada um de nós. Com esse apoio e com o amadurecimento natural adquirido nas apresentações ao longo de tantos anos, hoje me sinto mais preparada para interpretar canções que exijam mais dramaticidade ou expressividade de um modo geral.

SETCENAS: Como você vê o cenário musical em Natal como um todo?

HILKELIA: Temos grande diversidade de estilos, bem como grandes artistas em nossa cidade – cada um com o seu gênero. Talentos temos de sobra! O que nos falta é mais investimento na cultura musical por parte dos gestores a nível municipal e estadual.

SETCENAS: O que você acha que contribuiu para o público local passar a prestigiar mais os artistas locais com um trabalho mais voltado para o erudito?

HILKELIA: Acho que a seriedade, o amor pelo trabalho e, principalmente, a preocupação com todos os elementos que compõe um show fazem toda a diferença. Desde que começamos a fazer apresentações, procuramos dedicar muita atenção e energia não somente à parte musical e instrumental, mas também a outros elementos, como figurino, cenário, roteiro, profissionais de alta qualidade na luz e no som e cenários que dialoguem com todas as canções. Toda essa preocupação com os detalhes eu acho que tem feito a diferença. Levar a música erudita com uma roupagem mais popular para um teatro ou uma casa de espetáculos aproxima o público desse repertório, mas é preciso saber como fazer isso, para que o público se sinta atraído e não o contrário. Pensamos nas maiores e menores partes do show para chegar o mais perto de passar, com detalhes e com emoção, a mensagem de cada música.

SETCENAS: Qual a sua relação com o cinema e o que a fez dedicar o repertório do seu novo show a trilhas sonoras de filmes?

HILKELIA: Sempre fui louca por filmes. O que mais me encanta é a trilha sonora e acho que todo mundo, ao lembrar de um filme que gostou, se pega logo com a música na cabeça.Os filmes escolhidos têm muito a ver com a minha trajetória de vida, não apenas musical, mas pessoal. A sétima arte me encanta e a escolha do cinema como tema do show é algo que me complementa muito como pessoa. Das canções que compõe o repertório do espetáculo, algumas eu já tinha cantado em outros shows, exatamente por serem paixões antigas…

SETCENAS: Qual a sua expectativa e o que o público pode esperar no show Cinema Paradiso?

HILKELIA: Eu nunca esqueci de alguns depoimentos de pessoas que assistiram outros shows e diziam: “Poxa, eu entrei de um jeito na sua apresentação e saí de outra forma… saí melhor. Sua música e a sua voz me tocaram”. Quem sai de casa para assistir um show não quer voltar da mesma maneira, mas sim com a alma alimentada pela música e pela experiência daquele espetáculo. É isso que eu quero para esse show e é isso que o público pode esperar – uma noite super emocionante, com toda essa preocupação em apresentar um trabalho da mais alta qualidade, com muitos elementos cênicos, mas principalmente muita verdade na interpretação e muito sentimento. Eu acho que o Cinema Paradiso vai ser diferente nesse sentido, porque vai mexer muito com a gente e com as nossas emoções, assim como o cinema faz. Será muito expressivo!

SETCENAS: Que conselhos você daria para os artistas que estão começando na arte do canto?

HILKELIA: Estudar para buscar melhorar sempre. Digo muito para os meus alunos que eu não teria a condição técnica vocal que eu tenho hoje se não tivesse feito uma faculdade de canto. Claro que meu repertório acaba sendo mais abrangente pela técnica do canto lírico, mas gosto de cantar todos os estilos. E sejam singelos! Eu não me preparei com a pretensão de um dia ser uma cantora com grande visibilidade, mas sim para interpretar bem as canções que eu sempre gostei de cantar. É um conselho que eu daria a todos, independente do estilo: tente melhorar sempre e também tente cuidar muito da sua saúde vocal (seu corpo, de um modo geral, precisa estar sempre pronto para o ato do canto). Faça disso algo prazeroso e ponha amor em tudo que estiver relacionado a sua carreira.

Agradecemos imensamente a Hilkelia e, em especial, ao produtor do show, Claudio Machado, por nos proporcionarem essa entrevista. Sempre atenta a tudo de melhor que acontece em relação ao cinema no nosso estado, a equipe SetCenas estará presente no show para conferir de perto esse grande espetáculo que promete tocar o coração dos cinéfilos e amantes da música.