Avengers: Endgame detém o recorde do Oscar que ninguém quer

Avengers: Endgame voltou para casa sem um prêmio após o Oscar de 2020, e no processo fez história com um recorde que nenhum filme realmente quer manter. Dirigido por Joe e Anthony Russo,Avengers: Endgame serviu como o ponto culminante de muitos dos arcos de história e personagens estabelecidos durante a primeira década do Universo Cinematográfico da Marvel, incluindo as jornadas do Capitão América (Chris Evans) e Homem de Ferro (Robert Downey Jr.).

O filme foi muito recebido por críticos e fãs, com Avengers: Endgame se tornando o filme com maior bilheteria de todos os tempos, ultrapassando os US $ 2,79 bilhões estabelecidos por Avatar na virada da última década. Apesar de ser o maior filme já feito, e um impulso do Oscar da Disney (que finalmente viu algum sucesso no MCU no Oscar no ano passado com Pantera Negra), o filme foi deixado sem nenhum reconhecimento da Academia.

Ele recebeu apenas uma indicação e na noite de 1917, venceu Avengers: Endgame pelo Oscar de Melhor Efeito Visual. Isso não foi tão ruim, já que o Oscar muitas vezes favorece efeitos visuais menores, especialmente nos filmes da Marvel, mas isso significa que o Endgame tem uma honra bastante duvidosa: o primeiro filme de maior bilheteria de todos os tempos ao ganhar zero Oscars (h / t Fandom no Twitter). Isso remonta a Gone With The Wind, desde que o primeiro filme a ser coroado com a maior bilheteria, O Nascimento de uma Nação, antecede o Oscar. Gone With The Wind levou para casa 10 Oscars, estabelecendo o padrão para esses filmes de bilheteria.

Desde então, o título de filme com maior bilheteria mudou várias vezes, mas sempre para um eventual vencedor do Oscar. The Sound of Music substituiu Gone With The Wind e ganhou 5 Oscars. Depois vieram O Poderoso Chefão (3), Mandíbulas (3), Guerra nas Estrelas (7, incluindo um Oscar honorário), ET O Extra Terrestre (4), Jurassic Park (3), Titanic (um recorde de 11 prêmios) e finalmente, Avatar (3). Não apenas Vingadores: Ultimato é o único desses filmes a não ganhar um Oscar, mas apenas Endgame e Jurassic Park não conseguiram uma indicação para Melhor Filme. Gone With The Wind, The Sound of Music, The Godfather e Titanic também ganharam o prêmio de Melhor Filme no final.

É claro que, embora seja um pouco interessante, essa não é uma grande reflexão sobre a qualidade de Avengers: Endgame. O Oscar geralmente premia apenas um determinado tipo de filme e embora isso esteja mudando gradualmente, nunca era provável que Avengers: Endgame ganhasse uma enorme quantidade de Oscars. Pode ter se considerado uma chance de Melhor Trilha Sonora e alguns outros prêmios técnicos, como Mixagem / Edição de Som, mas o Endgame marcou apenas uma indicação no final, que, como mencionado, não vai para os filmes da Marvel. Em vez disso, a Marvel e a Disney terão que lidar com um sucesso de público que provavelmente terá o título de filme com maior bilheteria já feito por um longo tempo (ou pelo menos até Avatar obtém um relançamento para vencê-lo).

Fonte: screenrant.com