Cineasta paraibano Torquato Joel realiza oficina de roteiro em Natal

O experiente cineasta paraibano Torquato Joel virá a Natal/RN para ministrar um oficina de roteiro cinematográfico, no mês de fevereiro. A capacitação é uma iniciativa da ABOCA Audiovisual, projeto que se reinventou como núcleo audiovisual a partir de longa trajetória nas artes cênicas potiguar quando grupos de teatro se juntaram e fundaram “A.B.O.C.A espaço de teatros”. Localizado na Ribeira, o espaço cultural recebia e fomentava diversas linguagens artísticas do RN e de outros estados.

A oficina acontece nos dias 13 e 14 de fevereiro, no Solar João Galvão, Av. Câmara Cascudo, 407-417 – Cidade Alta, no período das 8h da manhã até as 17h, com intervalo para o almoço. As aulas se destinam a realizadores, produtores audiovisuais, artistas e público em geral interessado no assunto e as inscrições abrem amanhã dia 1 de fevereiro, na página da ABOCA Audiovisual no facebook.

Acesse o evento no Facebook.

As vagas para a capacitação são limitadas, ao todo serão 20 participantes, ao investimento de 60 reais. A produção convidará mais 4 integrantes que representem coletivos artísticos que possuam ações em bairros da periferia Natalense, como forma do conteúdo absorvido seja compartilhado nestes espaços. As inscrições serão por meio de um formulário http://twixar.me/G3P3 preenchido pelo interessado, a ideia é que cada participante escreva em até 20 linhas um argumento de um filme que deseja realizar. E dizer a importância do tema do argumento para que seja feito um filme. Quem já tiver roteiros iniciados podem levar o material nos dias das oficinas.

Capacitação deve expandir para o Seridó Potiguar

A atividade terá desdobramento no Seridó Potiguar, em Caicó, nos dias 16 e 17, cidade que já tem história no cinema do estado e tem revelado cada vez mais interessados em produzir ações na área. Com mais informações em breve.

Essa é a segunda atividade no campo da formação depois que a ABOCA se transformou em núcleo cinematográfico. A outra foi ainda em setembro do ano passado com o projeto LAP – Laboratório Criativo do Audiovisual Potiguar, que contemplava ideias ousadas de argumentos e roteiros para filmagem.

“Nossa meta é fortalecer a linguagem cinematográfica potiguar, fazendo da ABOCA um espaço de fruição artística no audiovisual como um núcleo aberto a receber diversos colaboradores e ações. Pretendemos levar essa mesma capacitação para o interior do estado, tendo em vista a importância dessa oficina”, explicou o realizador Wallace Santos, que articulou a vinda de Torquato Joel para o RN.

Dessa vez, trazendo a experiência dos vizinhos paraibanos como lugar que tem forte tradição cinematográfica e é o estado onde o cinema mais se interiorizou a produção através de ações e projetos como: “Viação Paraíba”; “Jabre – Laboratório para Jovens Roteiristas do Interior Paraibano”, resultando no surgimento de realizadores com diversas obras no interior do estado que ganharam notoriedade em vários festivais de cinema pelo país.

SOBRE TORQUATO JOEL

Torquato Joel, nasceu em Sousa, Paraíba, Brasil. Formou-se em Bacharelado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba). Estudou cinema no Atelier de Cinema Direto da UFPB e na Association Varan (Paris, França) onde iniciou uma produção de cinema através do Super 8, com filmes como Imagens do Declínio (12’, 1982), Seca (12”,1982), entre outros. Trabalhou em diversos curtas como roteirista, assistente de direção e como consultor de direção. Em 1998, realizou seu primeiro curta em 35mm: O VERME NA ALMA. Posteriormente, realizou outros curtas: PASSADOURO (1999), TRANSUBSTANCIAL (2003), GRAVIDADE (2006), AQUI (2007), ESTES (2009), GRAVIDADE (2006), MOÍDO (2015), entre outros filmes que roteirizou e dirigiu. Alguns destes filmes obtiveram expressiva a premiação em importantes festivais brasileiros, como Brasília, Gramado, Festival Internacional de Curtas de São Paulo, além da participação em festivais no exterior como Huesca, Rotterdam, entre outros. Joel foi editor do fanzine A TELA DEMONÍACA. Atualmente é coordenador geral do Projeto ViAção Paraíba, de difusão de audiovisual no interior do estado, e do Jabre – Laboratório para Jovens Roteiristas do Interior Paraibano -, ações que estão obtendo significativos resultados com o surgimento de vários realizadores, cineclubes e festivais no interior da Paraíba. Finalizou recentemente seu primeiro longa: Ambiente Familiar.

SOBRE A OFICINA

As atividades serão divididas em 3 níveis: reuniões gerais (para todo mundo debater e criar junto), reuniões em subgrupos (quando cada proposta for dividida de acordo com seu gênero) e consultorias e processos individuais. Além disso, ainda será abordado temas e teorias sobre narratologia e estrutura dramática do roteiro, e análises de curta-metragens.

SERVIÇO

O que: Oficina de Roteiro Cinematográfico com Torquato Joel

Onde: Solar João Galvão – Av. Câmara Cascudo, 407-417 – Cidade Alta.

Quando:

13 e 14 de Fevereiro de 2019 (Natal/RN)

16 e 17 de Fevereiro de 2019 (Caicó/RN)

Quanto: R$ 60,00

O pagamento poderá ser efetuado via transferência bancária, depósito ou entregue aos organizadores.

 Inscrições | Dúvidas

http://twixar.me/G3P3

abocaaudiovisual@gmail.com