CineSolar: cinema itinerante encanta cidade de João Câmara

Um cinema itinerante atravessa o Sertão para encantar a população do município de João Câmara. Mas não é um cinema itinerante comum, ela utiliza a energia dessa esfera brilhante que é o nosso Sol. Promovido pela empresa Enel Green Power Brasil (EGP), o projeto CineSolar acontece nesta quinta-feira no Assentamento Modelo II e sexta-feira em João Câmara, apresentando em cada um dos dias uma sessão de cinema ao ar livre e gratuita.

O CineSolar utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. No interior do veículo há 100 assentos para o público, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som, e até um estúdio de gravação. Quando chegam aos locais de exibição tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas.

“O Brasil tem um incrível potencial em energias renováveis. E por que não se beneficiar no campo do entretenimento, das artes e da cultura? Nosso objetivo é, além de democratizar o acesso à produção audiovisual nacional, trabalhar com ações sustentáveis que multipliquem a conscientização ambiental e mostrem a força que a energia solar tem por aqui”, diz Cynthia Alario, idealizadora e coordenadora do projeto.

Na cidade e assentamento, durante as sessões de cinema acontecerá também uma exposição tecnológica sustentável. A iniciativa contempla ainda a Oficinema Solar (Oficina de Cinema), eventos fechados voltados a alunos de escolas da região. Além de participarem de uma introdução ao audiovisual e de desenvolver um roteiro de cinema, os jovens terão a oportunidade de produzirem um filme curta-metragem, que é exibido à noite, junto com os demais filmes da programação do projeto.

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira, dia 23/11/2017

LOCAL: ASSENTAMENTO MODELO II (Rodovia RN-120, João Câmara – RN)

Local: Campo de futebol da Escola Municipal Modelo II (caso chova, será realizado no Salão Comunitário de Modelo II)

Horário: 19:00 às 21:00 horas

Sexta-feira, dia 24/11/2017

LOCAL: MUNICÍPIO DE JOÃO CÂMARA – RN

Local: Praça Monsenhor Vicente Freitas, em frente a Biblioteca Municipal (caso chova, será realizado no auditório da Casa da Cultura Popular Gumercindo Saraiva, Rua 29 de Outubro, s/n, Praça Monsenhor Freitas)

Horário: 19:00 às 21:00 horas

Observação: os longa-metrangens nacionais exibidos nas duas sessões serão escolhidos nos respectivos dias.

Um projeto com uma longa estrada

Desde sua inauguração, em 2013, o CineSolar já percorreu mais de 100 cidades brasileiras e contabiliza um público superior a 40 mil pessoas, foram realizadas mais de 200 sessões com a exibição de mais de 10 longas-metragens brasileiros e 50 curtas-metragens de temática socioambiental. Produzido pela Brazucah, uma produtora cultural e agência de comunicação que tem como objetivo a formação de público para o cinema brasileiro, está desde 2002 no mercado de cinema realizando, em seus diferentes projetos, ações de divulgação para mais de 120 filmes dos mais diferentes perfis, como “Gonzaga – De pai pra Filho”, de Breno Silveira; “Raul – o início, o fim e o meio”, de Walter Carvalho; “Xingu”, de Cao Hamburguer; e “Uma Noite em 67”, de Ricardo Calil.

Como produtora cultural, a Brazucah desenvolve projetos culturais com foco em cinema brasileiro e sua democratização em parceria com organizações, empresas e marcas.  Seus projetos em conjunto já realizaram mais de 1500 eventos para um público superior a 200 mil espectadores. Além do Cine Autorama, se destacam projetos como o CineSolar e o CineB.

Maiores informações acesse www.cinesolar.com.br ou o Instagram @cinesolar.

Imagem: Sessão em Agudos/SP – Divulgação CineSolar