Gretel & Hansel: como ele se compara ao conto de fadas dos Irmãos Grimm

Seguindo uma tendência de horror popular que vem enfeitando as telas dos cinemas nos últimos anos, Gretel & Hansel apresenta uma reviravolta sombria no conto de fadas dos Irmãos Grimm, oferecendo uma adaptação que fica próxima à história original e integra novas idéias.

Fiel ao seu título invertido, Gretel & Hansel segue a história de duas crianças e suas interações com uma bruxa, com Gretel (Sophia Lillis) como protagonista. Gretel & Hansel se inclina para a atmosfera de horror popular, inventando seu próprio conto de fadas para usar como motivo e espalhando o filme com narração.

Até agora, a Gretel & Hansel recebeu críticas mistas. Um filme visualmente deslumbrante, ele usa fotos lentas da floresta, explorando a estranheza natural de seu cenário. Tem vários momentos de verdadeiro horror, como a horrível paisagem dos sonhos de Gretel e o tempo de Hansel (Samuel Leaky) sozinho na floresta aprendendo a cortar.

Gretel & Hansel: Como Ele Se Compara Aos Personagens Originais De Grimm

Os três personagens principais do filme e do livro são os mesmos: Hansel, Gretel e a bruxa, chamada Holda (Alice Krige) no filme. No conto de fadas original, Hansel assume a liderança e mantém Gretel em segurança. O filme reformula o relacionamento, tornando Gretel uma mãe de aluguel para Hansel. O filme adiciona um caçador e um proprietário de terras pervertido, mas Hansel e Gretel são expulsos para a floresta por uma cruel figura materna. Embora o filme mude a dinâmica entre Gretel e Holda, transformando-a em uma relação mais aluno-professor, os traços gerais do papel de cada personagem permanecem os mesmos. Gretel trabalha ao lado da bruxa, mantendo a casa limpa, enquanto Hansel está preso e engordado.

Gretel & Hansel Usa As Partes Mais Sombrias Do Conto De Fadas De Grimm

Os contos de fadas dos Irmãos Grimm têm uma reputação de serem contos sombrios e sórdidos, repletos de sangue e magia negra. A Gretel & Hansel aproveita bem esse elemento de seu material de origem, usando os elementos mais cruéis da história original, como crianças pequenas sendo abandonadas em uma floresta para se defenderem. Holda, como sua inspiração, come crianças, embora o filme leve esse elemento um passo adiante ao sugerir que ela também está alimentando Hansel e Gretel com crianças durante sua estadia.

Alguns dos elementos mais caprichosos do conto de fadas são menos prevalentes. As crianças nunca deixam um rastro de migalhas de pão para tentar chegar em casa porque o filme de Gretel é contado por uma mãe empunhada por machados, em termos inequívocos de que não serão bem-vindos de volta. O mundo da Gretel & Hansel é ainda mais cruel do que o da Hansel And Gretel, mas mais sutil. A casa de Holda não é feita de bolo e pão, como na história, mas ela faz um banquete para atrair os personagens de mesmo nome. Os irmãos Grimm Hansel passam a maior parte do conto trancado em uma gaiola.

Tanto o livro quanto o filme usam o mesmo momento que um clímax: Gretel incendeia a bruxa em suas tentativas de salvar seu irmão. Na história, ela trava a bruxa no forno e desvia o olhar. No filme, o público vê em detalhes perfeitos como Gretel usa a telecinesia para segurar Holda sobre as chamas até que a bruxa não passa de uma pilha de ossos em ruínas. A maior diferença na Gretel & Hansel é o seu final. Onde no conto de fadas os irmãos correm para casa para um pai que os recebe de braços abertos, o filme deixa um final em aberto que é menos feliz e dá dicas de destinos mais sombrios pela frente.