Retrospectiva em vídeos mostra os roteiros premiados no Festival de Cannes

Cobiçado por cineastas do mundo inteiro, a Palma de Ouro (em francês, Palme d’Or) sempre traz evidência aos filmes que disputam na mostra competitiva do Festival Internacional de Cinema de Cannes.

Mas tamanho fascínio pela estatueta dourada por vezes ofusca outras categorias importantes dos filmes, isso sem contar as que forem relacionadas aos curtas-metragens, que são praticamente ignorados pela imprensa. Uma delas é o Prêmio de Roteiro (Prix du Scénario), que celebra a habilidade de contar uma boa história de forma eloquente e original.

Visando trazer ao conhecimento esta categoria injustamente esquecida pelos meios de comunicação, o roteirista potiguar Silas Camilo iniciou o projeto de catalogar em vídeo os roteiros vencedores em diversos festivais de cinema mundo afora. “Esse projeto tem como objetivo divulgar a importância do trabalho executado pelo roteirista, pois não encontrei nenhum vídeo que mostrasse isso. Só homenagens aos melhores filmes, diretores, atores e atrizes”, comenta Silas.

Obras como o norte-americano “Louca Escapada” (título original “The Sugarland Express”, 1974) dirigido por Steven Spielberg que também assina como um dos roteiristas juntamente com Hal Barwood e Matthew Robbins, o franco-canadense “As Invasões Bárbaras” (título original “Les Invasions Barbares”, 2003) escrito pelo diretor Denys Arcand, o sul-coreano “Poesia” (“Poetry”, 2010) com roteiro e direção de Chang-Dong Lee e a co-produção irlandesa, britânica e norte-americana “O Sacrifício do Cervo Sagrado” (“The Killing of a Sacred Deer”, 2017) de Yorgos Lanthimos e Efthymis Filippou encabeçam a eclética lista dos vencedores do Prix du Scénario.

A seguir, veja os Prêmio de Roteiro do Festival de Cannes divido em quatro vídeos:

Além do Prix du Scénario, Silas Camilo apresenta os roteiros premiados no Oscar na categoria Best Story (que existiu no início da premiação em 1929 até 1956), Best Adapted Screeplay (Melhor Roteiro Adaptado que surgiu em 1929) e Best Original Screenplay (Melhor Roteiro Original que começou em 1940). Acesse o canal neste link.

Qual desses filmes você viu ou ficou curioso em ver? Escreva nos comentários!

Atualizado vídeo Cannes Prix du Scénario (2010-2018): o italiano “Lazzaro Felice” (roteiro e direção Alice Rohrwacher) e o iraniano “3 Faces” (roteiro de Jafar Panahi e Nader Saeivar) foram os vencedores da edição de 2018.