Todos os 34 cortes escondidos que vimos em 1917

Há pelo menos 34 cortes ocultos no filme de guerra de Sam Mendes, 1917. A representação angustiante do filme de dois soldados em uma missão para interromper uma batalha iminente entre as forças britânicas e alemãs durante a Primeira Guerra Mundial era intrigante, mas foi o truque de uma jogada que foi realmente surpreendente.

O diretor de fotografia Roger Deakins e o restante da equipe de produção incorporaram elementos semelhantes ao que o diretor Alejandro González Iñárritu e o diretor de fotografia Emmanuel Lubezki fizeram no filme Birdman. A filmagem de um filme de longa duração é um processo extremamente difícil que requer um extenso ensaio de todas as partes envolvidas. Houve várias cenas únicas nos principais filmes e programas de TV, indo de Era uma vez em Hollywood a True Detective, mas para convencer o público a acreditar que um filme inteiro foi filmado em uma cena, mostrando uma jornada inteira de começar a terminar, é um feito por si só.

Então, compreensivelmente, grande parte da agitação por volta de 1917 se concentrou nas maravilhas técnicas do filme e, especificamente, em seus truques para parecer ocorrer em uma única cena. Enquanto a câmera realmente corta de uma tomada para a outra em 1917, o filme faz um trabalho notável em mascarar onde esses cortes ocorrem, mas as áreas de 1917 em que a câmera corta podem ser identificadas se o filme for examinado com bastante atenção. Aqui estão os 34 cortes de câmera que vimos em 1917:

Corte – Schofield e Blake saem do bunker após receberem seus pedidos

O primeiro corte oculto em 1917 ocorre logo após os dois soldados serem encarregados de sua missão. William Schofield e Tom Blake, de Lance Corporal, interpretados por George MacKay e Dean-Charles Chapman, são convocados para o bunker de seu oficial comandante e recebem ordens para entregar uma mensagem para impedir a batalha de outro batalhão britânico com as forças alemãs, uma missão que eles devem realizar a pé devido ao corte das linhas de comunicação. Quando Schofield e Blake deixam o bunker, a tela fica momentaneamente preta antes que os dois voltem à trincheira, e é aqui que o primeiro corte de câmera de 1917 ocorre.

Corte – Soldados passando na frente da câmera na trincheira

Enquanto Schofield e Blake atravessam a trincheira para entregar as ordens que receberam, alguns outros soldados também passam na frente da câmera andando na direção oposta. Isso obscurece Schofield e Blake da visão da platéia por uma fração de segundo e permite o próximo corte oculto de 1917.

Corte – Câmera gira enquanto Schofield e Blake marcham pela trincheira

Enquanto Schofield e Blake continuam nas trincheira para comunicar suas ordens, há uma rotação da câmera como parte de uma troca contínua de diálogos. Isso também serve para facilitar o próximo corte do filme.

Corte – Repetição de soldados passando na frente da câmera na trincheira

O mesmo truque usado para montar o segundo corte oculto de 1917 é repetido mais uma vez na trincheira, com alguns outros soldados passando novamente na frente da câmera para obscurecer momentaneamente a ação principal da visão da platéia. Como antes, isso permite o próximo corte da câmera do filme.

Corte – A colina que passa na frente de Schofield e Blake enquanto eles saem

Quando Schofield e Blake estão totalmente preparados para sua missão, os dois saem da trincheira e marcham pelo campo de batalha lamacento para cumprir suas ordens. A certa altura, uma pequena colina passa na frente da câmera, bloqueando as duas da visão da platéia por um segundo, antes de vê-las novamente do outro lado. É também aqui que ocorre o próximo corte de 1917 .

Corte – Schofield e Blake entram no bunker depois de atravessar o campo de lama

Depois que Schofield e Blake atravessam ileso o campo de batalha, os dois entram em outro bunker, o que proporcionará a eles alguma cobertura temporária de serem vistos por quaisquer aviões que voem sobre sua cabeça. Quando eles entram, a tela mais uma vez fica preta e dá 1917 seu próximo corte.

Corte – Explosão no bunker

A breve pausa de Schofield e Blake das ameaças que eles enfrentam do lado de fora termina quando uma bomba explode dentro do bunker, deixando Schofield enterrado sob uma pilha de escombros até Blake o escavar. A explosão também coloca um grande flash na tela para ocultar os personagens e as configurações da vista. Essa também é uma tática para disfarçar cortes de câmera que serão repetidos em vários outros pontos ao longo de 1917.

Corte – Os destroços de um tanque passam na frente da câmera

O próximo corte de 1917 acontece quando Schofield e Blake continuam sua jornada depois de deixar o bunker. À medida que avançam, um tanque demolido passa na frente da câmera, bloqueando-os da vista da platéia e montando a janela para o filme esconder outro corte.

Corte – Parede de tijolos no campo

Enquanto Schofield e Blake continuam, os dois entram em campo aberto. Nesse ponto, eles passam por uma parede de tijolos no campo. Isso passa na frente da câmera, permitindo outro corte.

Corte – O acidente de avião

O próximo corte oculto de 1917 ocorre quando Schofield e Blake chegam a uma fazenda vazia. Os dois vêem três aviões em uma briga de cães à distância e se vêem forçados a fugir quando um deles é abatido e cai bem no meio do celeiro. Isso traz bastante fogo e fumaça, que ocultam o corte.

Corte – Câmera passa pelos fundos da casa enquanto Schofield se junta ao novo batalhão

Enquanto Schofield lamenta a morte de Blake, outro batalhão britânico chega à fazenda, com o comandante Capitão Smith, interpretado por Mark Strong, oferecendo a Schofield uma carona para seu destino. Enquanto Schofield sai da fazenda para o caminhão do batalhão, ele e Smith ficam bloqueados por um momento enquanto caminham pela casa na fazenda, com a câmera panorâmica do lado de fora.

Corte – A câmera passa por trás de outro soldado enquanto eles embarcam no caminhão

O próximo corte cria um truque que o filme usa várias vezes. Enquanto Schofield entra no caminhão, a câmera passa pelas costas de outro soldado a bordo, escondendo Schofield de vista e permitindo que a câmera corte.

Corte – Câmera passa por trás dos soldados no caminhão novamente

Aqui, Mendes consegue apertar mais alguns cortes em uma sucessão relativamente rápida depois que o caminhão é pego na lama. Quando Schofield e os outros soldados saem para libertar o caminhão e depois embarcar no caminhão, o mesmo truque foi aplicado antes para ocultar os cortes da câmera. Quando o batalhão chega a uma ponte destruída, Schofield é forçado a partir e continuar a pé, com a mesma técnica aplicada mais uma vez ao sair do caminhão pela última vez.

Corte – Schofield desmaia após levar um tiro no capacete

Em seguida, é de longe o corte mais facilmente identificado em 1917. Enquanto Schofield continua, ele se vê trocando tiros com um soldado alemão solitário dentro de uma casa abandonada. Enquanto Schofield consegue entrar no prédio, ele sobe as escadas e encontra a porta da sala onde o outro soldado está atirando. Schofield abre a porta, preparado para derrotar seu inimigo, com os dois recebendo um tiro assim que ele o faz. A bala do oponente de Schofield atinge seu capacete, fazendo-o cair da escada e nocauteando-o. A partir daqui, a tela fica completamente preta por alguns segundos, permitindo o corte em todo o filme que pode ser identificado a olho nu.

Corte – A câmera sai pela janela quando Schofield chega

O próximo corte de 1917 é visto depois que Schofield recupera a consciência. Enquanto ele se prepara para descer as escadas e sair do prédio, a câmera avança pela sala onde seu inimigo agora morto está e sai pela janela. Isso permite outro corte e a câmera encontra Schofield no chão do lado de fora, quando ele sai do prédio.

Corte – A tela fica preta quando Schofield corre enquanto os foguetes estão sendo disparados

Enquanto Schofield continua à frente, ele caminha pelas ruínas de uma cidade antiga enquanto tenta não ser visto pelos soldados inimigos. A cena é iluminada por uma combinação de fogo distante e explosões sendo disparadas pelos soldados alemães no ar. É aqui que a tela também fica momentaneamente preta novamente, e onde chega o próximo corte do filme.

Corte – Schofield atravessa a janela do porão para fugir de um soldado o perseguindo

Schofield só chega tão longe na cidade antes de ser visto por um soldado alemão, que o persegue enquanto dispara contra ele. Schofield consegue fugir de seu perseguidor, subindo pela janela do porão de uma casa decrépita, servindo para montar o próximo corte.

Corte – Schofield sai do porão

Schofield encontra uma trégua no conflito por alguns minutos no porão, onde encontra uma mulher protegendo uma criança e conversa com ela por alguns minutos. Quando Schofield parte para completar sua missão, o próximo corte acontece quando a tela novamente fica preta quando ele sai do porão.

Corte – Câmera gira em torno de uma parede de tijolos e mostra Schofield novamente do outro lado

Enquanto Schofield caminha pela cidade, a visão do público sobre ele é mais uma vez obscurecida quando uma parede de tijolos passa na frente da câmera. Isso permite que a câmera corte novamente e encontre Schofield do outro lado quando ele passar pela parede.

Corte – Schofield pula no rio para fugir de soldados

Outro dos cortes mais facilmente detectados em 1917 ocorre quando a cobertura de Schofield é explodida e ele se vê fugindo de um grupo de soldados alemães na área. Para escapar dos tiros e de um número maior, Schofield pula de uma borda para um rio abaixo e entra no próximo corte.

Corte – Schofield é derrubado nas corredeiras e desce uma cachoeira

Depois que Schofield pula no rio para escapar do fogo inimigo, os próximos três cortes são intercalados enquanto ele é carregado pelas corredeiras. Um desses cortes também é estrategicamente colocado no ponto em que Schofield desce uma cachoeira.

Corte – Schofield sobe a colina depois de sair do rio

Quando o passeio de Schofield pelas corredeiras termina, ele desce do rio e começa a subir uma colina íngreme, encontrando outro batalhão de soldados no topo. Quando Schofield sobe a colina, o próximo corte ocorre quando uma árvore passa na frente da câmera.

Corte – A câmera passa pelas costas de alguns outros soldados enquanto o batalhão entra em batalha

Quando Schofield percebe que encontrou a unidade que lhe foi incumbida de alcançar, ele corre para parar o ataque iminente, já que os soldados estão se preparando para atacar. Enquanto os soldados marcham para a vala próxima para a batalha iminente, a câmera passa pelas costas de alguns soldados para o próximo corte.

Corte – Bomba dispara enquanto Schofield tenta localizar o comandante

Schofield entra na trincheira, tentando freneticamente encontrar o comandante para parar a batalha. Enquanto isso, uma bomba explode, explodindo uma rajada de areia e fumaça que bloqueia a ação na tela da vista da platéia, permitindo que a câmera corte novamente.

Corte – Câmera de corte gira enquanto Schofield tenta encontrar o comandante

Enquanto Schofield continua sua busca pelo comandante, o próximo corte reflete um dos primeiros da abertura de 1917, com a câmera girando para mostrar a ação dentro da trincheira, enquanto Schofield tenta desesperadamente transmitir sua mensagem.

Corte – Schofield corre pelo campo de batalha

Com Schofield ficando sem tempo para encontrar o comandante e com a batalha prestes a começar, ele não tem escolha a não ser sair da trincheira e correr pelo campo de batalha com seus companheiros soldados entrando em batalha. É aqui que outro corte ocorre através da explosão de uma das muitas bombas que caem.

Corte – Explosão quando Schofield entra novamente na vala

Schofield consegue atravessar vivo o campo de batalha e entrar novamente na área da trincheira onde o bunker do comandante está localizado. Nesse ponto, ocorre outra explosão, que funciona em outro corte.

Corte – Entrando no bunker com o coronel Mackenzie

Schofield finalmente consegue localizar o comandante do batalhão, coronel Mackenzie, interpretado por Benedict Cumberbatch. Aqui, a câmera corta novamente quando Schofield entra no bunker de Mackenzie.

Corte – Câmera gira no bunker depois que Schofield entrega a mensagem

Depois de localizar o coronel Mackenzie, Schofield entrega com sucesso as ordens para interromper o ataque, motivo pelo qual Mackenzie está menos do que emocionado. A rotação da câmera usada para facilitar outros cortes no filme também é usada aqui, com a câmera girando depois que Schofield entrega os pedidos.

Corte – Cena final pela árvore

Depois de finalmente completar sua missão, Schofield deixa o bunker, encontrando seu companheiro soldado, tenente Joseph Blake, interpretado por Richard Madden, e é forçado a entregar a notícia da morte de seu irmão Tom no início do filme. Schofield, cansado e exausto, finalmente senta-se ao lado de uma árvore, olhando algumas fotos de sua esposa e filhos, com o filme sendo finalizado quando a câmera passa pela árvore.

Com tantos cortes de câmera mascarados ao longo do filme, o aclamado 1917 por sua excelência técnica é muito bem merecido. O truque contínuo de uma só tentativa é difícil, e certamente muito mais quando o objetivo é fazer um filme inteiro de duas horas parecer uma única tomada, mas certamente é seguro declarar “missão cumprida” com os vários meios pelos quais 1917 mascara todos os pontos em que uma cena termina e a seguinte começa.