Setcenas: O Projeto

1 - SetCenas_capa01

 

O que é o Portal SetCenas?

O SetCenas é uma empresa de comunicação e entretenimento que teve origem na cidade de Natal/RN, como fruto do curso de especialização em Cinema da UFRN, mas que rapidamente atravessou fronteiras e abriga colaboradores das mais diversas regiões do Brasil. O projeto Setcenas foi fundado por amantes e estudiosos da sétima arte, que desejavam não apenas “criticar” filmes de outrem, mas fazer parte de todo esse complexo processo criativo chamado Cinema. Nossa proposta é falar de cinema de um modo lúdico e narrativo mas, ao mesmo tempo, crítico e informativo.

O Portal SetCenas se desdobra em duas frentes:

  1. Narrativa – Este é o aspecto mais original do site. Como desenvolver um novo site sobre cinema sem se tornar repetitivo ou “mais do mesmo”? Precisávamos de uma idéia inovadora, nunca dantes vista. Algo que soubesse mesclar a magia do cinema com todo o potencial imensurável do mundo virtual. Eis que nasceram Os Imorredouros, seres imortais, guardiões dos 7 Elementos das Terras do Sem-Fim, protagonistas de nossas estórias. Desta forma, iremos acompanhar diariamente as crônicas destas personagens, cada um em um dia específico da semana, mas sempre com o cinema em pano de fundo! Além disso, cada personagem, em meio à sua narrativa individual, focará em um aspecto cinematográfico específico: Malach, o Guardião da Luz, abordará a direção de fotografia; Anfião, Guardião do Som, falará sobre sonoplastia e trilha sonora; Moira, Guardiã do Tempo, sobre Edição/Montagem; Gwyndolyn, Guardiã da Matéria, sobre direção de arte/figurino; Aether, Guardiã do Movimento, sobre direção e dramaturgia; Mahajara, Guardião do Sonhar, sobre Efeitos especiais; e, por fim, Sakti, Guardiã do Pensar, sobre roteiro.

Por se tratar de um universo fantástico, existe também uma nomenclatura própria. O Portal possui vídeos que introduzem as motivações de cada Imorredouro (assim como são conhecidos no Sem-Fim) e suas relações com os Sapiens e o Azulzinho (respectivamente como são chamados a espécie humana e o planeta terra pelos 7).

Para saber mais:

As Terras do Sem-Fim também possuem uma rica mitologia envolvendo inúmeros personagens, territórios fantásticos, artefatos místicos, além de duas entidades supremas e opostas, Pan e Dirac, que surgiram na origem dos tempos.

No planeta Terra, cada Imorredouro possui uma Ordem Secreta, derivada da Ordem desaparecida dos Cátaros, cada qual adorando e cultuando seu respectivo Guardião. A motivação maior desses seres é a busca pelo Prana contido na sétima arte, pois é a única fonte de energia criativa em todo o Universo a possuir uma fração de todos os 7 Elementos do Sem-Fim em seu interior…

  1. Jornalístico – O outro coração do site será nosso setor jornalístico. Sem tempo para ler e acompanhar nossa saga, mas também é louco por cinema? Aqui no Setcenas, cinéfilo de todo tipo é bem vindo, e teremos espaço para o público mais apressado, em busca de informações mais rápidas e precisas sobre seus atores prediletos, lançamentos tão aguardados, festivais pelo mundo afora e até mesmo curiosidades insólitas sobre aquele clássico que você nunca conseguiu esquecer! Para tanto, o Portal SetCenas conta com uma equipe jornalística preparada e competente, que realiza desde análises fílmicas aprofundadas até pequenas resenhas sobre os principais lançamentos da semana. As principais matérias serão divididas em categorias (Ver explicação na Aba Sobre, subitem Categorias), que criam um link com nossa narrativa particular. Teremos também um Top 7, para os leitores que adoram uma boa lista, além de notícias diárias sobre o incrível mundo da sétima arte!

Nosso canal do YouTube também possuirá, em breve, matérias, bate-papo entre os jornalistas, clipes musicais, entre outros. [EM DESENVOLVIMENTO]. No momento, já podemos encontrar os videos animados de apresentação dos personagens e o vídeo Gênesis, que aborda a origem de nossa mitologia particular.

Quando foi lançado o site SetCenas?

A inauguração do site foi realizado no dia 28 de fevereiro, no dia da cerimônia do Oscar 2016, onde foi realizado um pequeno evento na cidade de Natal. Entretanto, a concepção do projeto SetCenas teve início em meados de julho de 2014. Desde então, muitas melhorias foram incorporadas aos esboços iniciais, muitos colaboradores aderiram ao desafio, tantos outros ficaram pelo caminho, mas todos deixando sua marca. Um reboot do portal, com direito a um novo layout individualizado para o setor jornalístico, foi lançado no dia 10 de julho de 2016.