7 filmes que você precisa assistir se gostou de Coringa

Coringa está lotando as salas de cinema, provocando muito debate e controvérsias.

Para quem quer ir mais fundo nessas discussões e explorar outros longas que inspiraram ou se aproximam de Coringa em alguns temas, preparamos uma lista que vai ajudar.

Aqui vão 7 filmes que você precisa assistir de gostou de Coringa:

7 – Confissões de uma mente perigosa (2002)

Alucinações, assassinatos e um personagem que cai em uma espiral de loucura são alguns dos ingredientes que fazem desse filme uma boa pedida para quem gostou de Coringa

Confissões é supostamente baseado na vida do apresentador de televisão americano Chuck Barris, mas o conto dele é tão mirabolante que nem todo mundo acredita na veracidade da história.

6 – O Abutre (2014)

Em O Abutre vemos como o jornalismo sensacionalista explora a violência urbana para atrair mais audiência.

Com um visual neo noir e uma narrativa sombria, O Abutre complementa Coringa na discussão sobre o tipo de mídia exploratório que gostamos de consumir.

Se você quiser ir ainda mais fundo no assunto também pode assistir A Montanha dos 7 Abutres (1951), um filme com a mesma temática que, por sinal, aparece em uma das cenas de Coringa (na marquise de um cinema).

5 – Psicopata Americano (2000)

Outro longa que explora a loucura, a violência e os excessos de uma sociedade obcecada por dinheiro, consumo e aparências.

Psicopata Americano é engraçado e ao mesmo tempo muito perturbador, e por isso um bom filme para acompanhar Coringa.

4 – Psicose (1960)

Um cara solitário que vive com a mãe e se comporta de um jeito meio estranho…

É possível encontrar vários paralelos entre o protagonista de Psicose, Norman Bates, e Arthur Fleck.

Psicose parece inofensivo hoje, mas, na época de seu lançamento, a violência e os temas tratados no filme foram considerados chocantes.

3 – Rede de Intrigas (1976)

Um apresentador de televisão tem um surto ao vivo após ser demitido da emissora onde trabalha há anos.

Quando a degradação do seu estado mental aumenta a audiência do programa, a rede de TV começa, é claro, a se aproveitar disso até as últimas consequências.

Esse é mais um filme — excelente diga-se de passagem — sobre a mídia que provavelmente influenciou Coringa e casa muito bem com ele.

2 – O Rei da Comédia (1982)

O Rei da Comédia certamente foi uma fonte de inspiração para Coringa.

O filme conta a história de Rupert Pupkin (interpretado por Robert De Niro) que é obcecado em ser famoso e ter um programa de auditório como seu ídolo, o comediante Jerry Langford (Jerry Lewis).

Dirigido por Martin Scorsese, esse longa tem diversas sequências onde o seu protagonista imagina cenários que só existem mesmo na sua cabeça.

1 – Taxi Driver (1976)

Provavelmente a maior inspiração para Coringa veio desse filme.

Os dois longas possuem inúmeros paralelos. Taxi Driver também foi dirigido por Martin Scorsese e protagonizado por Robert De Niro e tem uma ambientação e roteiro muito próximos de Coringa.

Se você for escolher apenas um dos filmes dessa lista para assistir, Taxi Driver é o essencial.  

Bônus: O Homem que Ri (1928)

Reza a lenda que o sorriso perpétuo do personagem Gwyplaine, em O Homem que Ri, serviu de inspiração para Bob Kane criar o Coringa. 

Além da sua aparência macabra, a história de Gwyplaine é trágica.

A risada involuntária e dolorosa de Arthur Fleck por vezes lembra o protagonista de O Homem que Ri, que era obrigado a continuar sorrindo em meio a todo tipo de sofrimento.

De todos os Coringas, essa nova encarnação é a que mais se aproxima do drama retratado no filme de 1928.


PS: Se você gostou da lista ou acha que ficou faltando algum filme, conte para a gente nos comentários.